1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Pontos Turísticos de Lambari

A cidade é bastante procurada pelas suas destacadas belezas naturais, clima e principalmente pela água mineral, eleita no passado como a 3ª melhor do mundo e capaz de curar doenças. Há, originalmente, sete fontes dentre as quais a Nº 1 e Nº 2 compõem a maior fonte de água mineral naturalmente gasosa do mundo.

O maior exemplar conhecido de Bougainvillea (ou Primavera) do mundo está a beira do lago Guanabara; de tão grande virou árvore frondosa de 18 metros de altura.

Destaques

Cassino do Lago - situado às margens do Lago Guanabara, possui uma arquitetura imponente, que retrata o tempo de riqueza e fartura vivido por Lambari no início do século XX. Obra prima do Pref. Engenheiro Américo Werneck, é um dos principais atrativos turísticos. Sua construção iniciou-se em 1909, com inauguração em 24/04/1911. Conta a história que funcionou apenas uma noite.

Lago Guanabara - com 1.600 metros de comprimento e 800 metros de largura, é contornado por uma avenida e calçadão de cinco quilômetros. Tem em média oito metros de profundidade. Atualmente é utilizado para passeios e esportes aquáticos, tais como: pedalinhos, lanchas, jet ski e pesca.

Parques

Parque Estadual de Nova Baden - reserva ecológica situada no bairro rural de Nova Baden. Abriga a sede do Instituto Estadual de Florestas - IEF em Lambari. Neste parque, o turista pode contemplar ainda a cachoeira Sete Quedas, em meio a uma rica flora, além da presença de espécies raras da fauna como o Macaco Bugio (ameaçado de extinção), jaguatirica, lobo-guará e muitos pássaros.

Parque Wenceslau Braz – bosque composto por eucaliptos, magnólias e pinheiros, no centro da cidade. Possui um pequeno lago com aves aquáticas, dois pontos de aluguel de bicicletas, caramanchões, quadras de peteca e vôlei. O destaque vai para o farol e as duchas.

Parque das Águas – situado no centro da cidade, o parque possui um belo jardim, sendo local ideal para descanso, leitura além da boa proza mineira. A maior riqueza do parque está nas suas seis fontes, com águas de diferentes sabores e indicações terapêuticas.

Fonte 1 – Gasosa - Excelente para os rins, vesícula e para os tratamentos de pele. Aplicada também por via muscular nos casos de eczemas e úlceras.

Fonte 2 – Alcalina - Beneficia o estômago e intestino. A presença de gás carbônico estimula a produção de suco gástrico, o que aumenta o apetite.

Fonte 3 – Magnesiana - Usada no tratamento do fígado. Suas águas fluidificam a bílis alcalinizando-a, atuando nas congestões hepáticas e nas cirroses.

Fonte 4 - Ligeiramente Gasosa - Indicada para as crianças.

Fonte 5 – Ferruginosa - Ligeiramente gaseificada. Ação hipotensiva e vasodilatadora.

Fonte 6 – Picante - Cheiro pouco pronunciado de ácido sulfídrico. Pelo repouso apresenta depósito avermelhado (hidrato de ferro). De ação diurética é indicada nos casos de intoxicações endógena e exógena.

Cachoeiras

João Gonçalves - localizada em área particular, porém aberta à visitação pública. Cercada por verde e muito ar puro. Várias quedas formam pequenos poços, onde os visitantes podem se refrescar.

Sete Quedas – dentro do Parque Estadual de Nova Baden, mencionado anteriormente. A caminhada de meia hora proporciona ao turista desfrutar das exuberantes flora e fauna locais.

Cachoeira do Roncador (Estrada Lambari / Jesuânia) - também localizada em área particular, a 9,5 quilômetros do centro (6 km em estrada de terra sinalizada). O passeio proporciona horas de muita descontração e lazer, em meio ao verde e ar puro. É cobrada uma taxa de visitação (crianças de até 10 anos não pagam). No local existe ainda um camping e uma pequena lanchonete, onde são servidos petiscos e bebidas.


INFORMAÇÕES GERAIS

Fundação: 16 de setembro de 1901

Lema: Hic Sanitas “Aqui há saúde”

Área: 213.139 Km2

Clima Tropical de Altitude



Festividades

• Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde (15 de Agosto)

• Procissão de Corpus Christi

• Congadas (Primeira quinzena de Maio)

• Festival de Gastronomia "Gastronomia e Artes" (anteriormente, "Inverno Gastronômico")



Limites

Cambuquira

Campanha

São Gonçalo do Sapucaí

Heliodora

Natércia

Jesuânia



Distância até a capital: 339 Km